A materialidade da prática educativa e as motivações do professor para a docência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5360Resumo
Resumo: Este texto é parte dos estudos teóricos e síntese analítica de uma tese doutoral, e objetiva o desenvolvimento de discussões sobre a prática educativa e as motivações do professor para a docência no ensino superior. Para o processo de produção e análise dos dados fez-se uso de dois dispositivos distintos e interligados epistemologicamente, intitulados de sessões de reflexão crítica e unidades analíticas do concreto real. O estudo ressalta que a docência do ensino superior é um tipo de prática educativa e sua materialidade, de forma ampla, é orientada pela tríade ensino, pesquisa e extensão. Sobre as motivações dos professores investigados para a docência, constatou-se que elas estavam relacionadas às afetações familiares, ao envolvimento com movimentos sociais, à intervenção de ex-professores e à possibilidade de poder colaborar com o desenvolvimento da educação básica. No que se refere ao ingresso no ensino superior, os professores significaram que suas motivações foram produzidas com base em seus anseios de poder contribuir com a qualidade da educação e da formação dos futuros professores da educação básica, além das possibilidades de produzir conhecimento científico na universidade. Os resultados da síntese analítica apresentados nesta discussão sugerem novos estudos, a fim de que se compreendam as particularidades das relações pessoais, profissionais e institucionais do professor do ensino superior, bem como a sua representação na manifestação do desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave: Prática educativa. Docência no ensino superior. Narrativa docente.
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