Ação de promoção à saúde relacionada ao sono saudável de estudantes e professores durante o ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5188

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência de atividades de promoção à saúde em alusão à Semana do Sono 2021, promovendo o aprendizado satisfatório por meio de um sono bom. A presente peça apresenta o caminho metodológico utilizado desde o planejamento, com a definição das tecnologias da informação e comunicação, até a realização do evento. A ação contou com a realização de dois webinários com objetivo de refletir sobre a saúde do sono no ensino remoto para discentes e docentes. Com a interação dos participantes constatou-se o envolvimento e interesse na reflexão sobre a necessidade de mudança de comportamento e adoção de hábitos saudáveis. A prática demonstrou a necessidade de mais ações que avaliem e monitorem o sono e outros aspectos relacionados à saúde de professores e estudantes, durante o ensino remoto.

Palavras-chave: Tecnologia social. Educação à saúde. Sono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2005), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2007), mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (2009) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal pela Universidade Federal do Acre (2017). Atualmente é funcionário público do Instituto Federal do Acre, área Segurança do Trabalho. 

Emanuela Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre (UFAC) em parceria institucional com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) (2020). Mestra em Saúde Coletiva - UFAC/ENSP/FIOCRUZ (2014). Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho (2011). Graduada em Enfermagem - UFAC (2009). Membra da Associação Brasileira do Sono - ABS (Regional Acre). Atua como docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, com foco no ensino, pesquisa e extensão na área de sono, saúde e segurança no trabalho. Coordenadora do Curso Técnico Segurança do Trabalho - IFAC.

Luciene de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Estudante do curso técnico em segurança do trabalho e graduação em aquicultura, com experiência na área de recursos pesqueiros e engenharia de pesca, com ênfase em aqüicultura.

Emmanuely de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Arquiteta e Urbanista (FAAO 2011). Especialista em Segurança do Trabalho (UNINORTE 2012). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC.

Vicente Bessa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Acre (2010) e Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (2011). Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia - MPGAP/INPA. Docente no Instituto Federal do Acre, área Segurança do Trabalho.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

DE LACERDA SANTOS RIBEIRO, P.; DE SOUZA GOMES DOS SANTOS , E.; NASCIMENTO DE FREITAS, L.; AGUIAR DE ANDRADE, E. H.; BESSA NETO, V. Ação de promoção à saúde relacionada ao sono saudável de estudantes e professores durante o ensino remoto. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5188. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5188. Acesso em: 25 abr. 2024.