Estudantes e cursos de licenciatura em Química do Brasil e do Rio Grande do Sul: reflexões derivadas do ENADE 2017
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5030Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um estudo qualitativo exploratório que busca investigar dados derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2017, aprofundando o caso das licenciaturas da área de Química e de seus estudantes, tanto no contexto brasileiro, quanto no contexto do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos, com base em diferentes categorias que emergiram da análise documental realizada, mostram que o ENADE reproduz, em sua estrutura, certos problemas curriculares das licenciaturas (como a minimização de espaços para os conhecimentos pedagógicos e a não constituição de uma identidade própria para os cursos de licenciatura e seus estudantes, em comparação com os bacharelados correlatos), bem como mostra que é prevalente a presença de concluintes: trabalhadores ou dependentes de programas governamentais; representantes de famílias com baixa renda; oriundos de escolas públicas; com graus de escolaridade superiores aos de seus pais e de suas mães; que identificam aspectos positivos nos cursos que frequentaram. Apesar de terem sido obtidos resultados relativamente qualificados pela maioria dos cursos, com destaque para o bom desempenho dos cursos do Rio Grande do Sul, no exame em tela, o estudo aponta para o desafio social de se qualificar as condições de trabalho e de salário da profissão docente, pensando na atração de futuros postulantes ao magistério e na permanência destes na profissão.
Palavras-chave: Formação docente. ENADE. Licenciatura em Química.
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