Alfabetização científica e a formação do profissional cidadão: reflexões do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do IFCE campus Crateús

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5029

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise, à luz dos conceitos da Alfabetização Científica (AC), do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Crateús. A perspectiva da AC tomada neste artigo é aquela cujo ensino das ciências seja empregado na construção de benefícios para as pessoas, a sociedade e o meio ambiente. Apresenta um resgate histórico da relação entre educação, trabalho e cidadania, discorrendo sobre os diversos conceitos empregados para a AC e o seu papel na formação de um cidadão crítico e reflexivo, bem como sobre a democratização de práticas educativas pautadas numa perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade. A pesquisa se pautou numa abordagem qualitativa e de natureza descritiva, a partir das quais, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, foram investigados como os conceitos de AC estão presentes no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária. Os dados coletados e analisados permitem identificar elementos que aproximam o curso de um viés de AC. No entanto, verificou-se a existência de algumas lacunas, como a ausência na matriz curricular de disciplinas que tenham uma abordagem de educação cidadã. O estudo aponta, assim, para a necessidade de uma reformulação curricular do curso pautada nos conceitos da AC, bem como a importância da formação continuada dos docentes envolvidos no ensino técnico, propiciando aos egressos não só aptidão para o exercício de suas competências profissionais, mas tomando a educação como um processo de libertação e transformação social. 

Palavras-chave: Alfabetização Científica. Educação. Cidadania. Projeto Pedagógico. Ensino Técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aglodualdo Holanda Cavalcante Júnior, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Agronomia (2007) (Irrigação e Drenagem) e doutorado em Engenharia Agrícola na área de concentração de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará (2013), Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo IFCE (2020). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), nos cursos técnico em Agropecuária e bacharelado em Zootecnia, atuando nas seguintes áreas: topografia, irrigação e drenagem, mecanização agrícola, instalações zootecnicas e ambiência.

Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2005), em 2017, fez estágio doutoral na Universidade de Sevilla (Espanha) e, em 2018, concluiu doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2018). É Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), lotada na Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), no Departamento de Ensino Básico e Técnico (DEBT), já tendo atuado no Campus de Maracanaú como coordenadora técnico-pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Didática, Educação Superior, Educação Profissional, Política Educacional, educação a distância e estágio.

Lígia Vieira da Silva Cavalcante, Faculdade Princesa do Oeste

Possui Mestrado Acadêmico em Ensino pela UNIVATES (2020); Especialização em Serviço Social, Seguridade Social e Legislação Previdenciária pela Faculdade Ratio (2014); graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Professora e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Princesa do Oeste FPO. Membro do NUCRESS-Crateús. Tem experiência na área de Serviço Social, Política Social, Seguridade Social, Trabalho, Ensino e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

HOLANDA CAVALCANTE JÚNIOR, J. A.; SAID PIERRE CARNEIRO, I. M.; VIEIRA DA SILVA CAVALCANTE, L. Alfabetização científica e a formação do profissional cidadão: reflexões do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do IFCE campus Crateús. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a5029. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5029. Acesso em: 24 abr. 2024.