Alfabetização científica e a formação do profissional cidadão: reflexões do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do IFCE campus Crateús
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5029Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise, à luz dos conceitos da Alfabetização Científica (AC), do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Crateús. A perspectiva da AC tomada neste artigo é aquela cujo ensino das ciências seja empregado na construção de benefícios para as pessoas, a sociedade e o meio ambiente. Apresenta um resgate histórico da relação entre educação, trabalho e cidadania, discorrendo sobre os diversos conceitos empregados para a AC e o seu papel na formação de um cidadão crítico e reflexivo, bem como sobre a democratização de práticas educativas pautadas numa perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade. A pesquisa se pautou numa abordagem qualitativa e de natureza descritiva, a partir das quais, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, foram investigados como os conceitos de AC estão presentes no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária. Os dados coletados e analisados permitem identificar elementos que aproximam o curso de um viés de AC. No entanto, verificou-se a existência de algumas lacunas, como a ausência na matriz curricular de disciplinas que tenham uma abordagem de educação cidadã. O estudo aponta, assim, para a necessidade de uma reformulação curricular do curso pautada nos conceitos da AC, bem como a importância da formação continuada dos docentes envolvidos no ensino técnico, propiciando aos egressos não só aptidão para o exercício de suas competências profissionais, mas tomando a educação como um processo de libertação e transformação social.
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Educação. Cidadania. Projeto Pedagógico. Ensino Técnico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.