Programa de acompanhamento de egressos da RFEPCT: uma proposta inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4190

Resumo

Resumo: O acompanhamento de egressos constitui uma exigência para os cursos superiores. Configura-se como necessidade de todas as instituições de ensino, embora ainda não exista no Brasil uma política fundamentada nessa linha. Há significativa diversidade dos níveis e das modalidades de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Por isso, é necessário propor logísticas que facilitem o levantamento de dados e possibilitem a aplicação de técnicas estatísticas para garantir consistência e convergência das decisões, além de permitir comparações longitudinais. Este projeto foi proposto com o objetivo de disponibilizar um protocolo inicial ao Programa de Acompanhamento de Egressos para a RFEPCT. Estruturaram-se e testaram-se questionários, para egressos e empregadores, que podem ser reorganizados para atender a demandas específicas de níveis, modalidades e cursos. Foram propostas técnicas estatísticas de simples aplicação e descritos resultados específicos dos egressos dos primeiros dez anos de três instituições da RFEPCT Mineira e dos possíveis empregadores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

Palavras-chave: Perfil. Avaliação institucional. Avaliação de curso. Mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Alves Campos, IFSULDEMINAS/Campus Machado

Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

CAMPOS, K. A. Programa de acompanhamento de egressos da RFEPCT: uma proposta inicial. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4190. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4190. Acesso em: 28 mar. 2024.