Programa de acompanhamento de egressos da RFEPCT: uma proposta inicial
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4190Resumo
Resumo: O acompanhamento de egressos constitui uma exigência para os cursos superiores. Configura-se como necessidade de todas as instituições de ensino, embora ainda não exista no Brasil uma política fundamentada nessa linha. Há significativa diversidade dos níveis e das modalidades de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Por isso, é necessário propor logísticas que facilitem o levantamento de dados e possibilitem a aplicação de técnicas estatísticas para garantir consistência e convergência das decisões, além de permitir comparações longitudinais. Este projeto foi proposto com o objetivo de disponibilizar um protocolo inicial ao Programa de Acompanhamento de Egressos para a RFEPCT. Estruturaram-se e testaram-se questionários, para egressos e empregadores, que podem ser reorganizados para atender a demandas específicas de níveis, modalidades e cursos. Foram propostas técnicas estatísticas de simples aplicação e descritos resultados específicos dos egressos dos primeiros dez anos de três instituições da RFEPCT Mineira e dos possíveis empregadores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).
Palavras-chave: Perfil. Avaliação institucional. Avaliação de curso. Mundo do trabalho.
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