O ensino de hardware de computadores utilizando como alternativa didática a robótica educacional e a aprendizagem baseada em projetos

Autores

  • Marcos Juares Vissoto Corino IFRS Campus Avançado Veranópolis
  • Silvia De Castro Bertagnolli IFRS Campus Porto Alegre
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt IFRS Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3827

Resumo

Resumo: Este trabalho descreve uma abordagem pedagógica para o ensino de hardware de computadores por meio da robótica educacional. Para isso, foram utilizadas a aprendizagem baseada em projetos e a robótica educacional, sustentadas pela aprendizagem significativa com o propósito de tornar a aprendizagem mais dinâmica e contextualizada aos desafios que o futuro técnico em informática terá ao exercer sua profissão. A pesquisa-ação mostrou que a aprendizagem de hardware pode ser favorecida com essa abordagem, além de possibilitar o engajamento dos alunos nas aulas, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e emocionais nos estudantes.

Palavras-chave: Hardware. Robótica Educacional. Aprendizagem Baseada em Projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

CORINO, M. J. V.; BERTAGNOLLI, S. D. C.; SCHMITT, M. A. R. O ensino de hardware de computadores utilizando como alternativa didática a robótica educacional e a aprendizagem baseada em projetos. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a3827. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3827. Acesso em: 18 abr. 2024.