O ensino de hardware de computadores utilizando como alternativa didática a robótica educacional e a aprendizagem baseada em projetos
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3827Resumo
Resumo: Este trabalho descreve uma abordagem pedagógica para o ensino de hardware de computadores por meio da robótica educacional. Para isso, foram utilizadas a aprendizagem baseada em projetos e a robótica educacional, sustentadas pela aprendizagem significativa com o propósito de tornar a aprendizagem mais dinâmica e contextualizada aos desafios que o futuro técnico em informática terá ao exercer sua profissão. A pesquisa-ação mostrou que a aprendizagem de hardware pode ser favorecida com essa abordagem, além de possibilitar o engajamento dos alunos nas aulas, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e emocionais nos estudantes.
Palavras-chave: Hardware. Robótica Educacional. Aprendizagem Baseada em Projetos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.