Interdisciplinaridade e contextualização na formação docente em ciências da natureza sob a perspectiva freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3676

Resumo

Resumo: Com este trabalho, objetiva-se investigar evidências dos princípios interdisciplinaridade e contextualização em registros escritos produzidos durante a formação inicial de um professor formado em um curso de Ciências da Natureza. Registros escritos a partir das vivências em práticas educativas, pertinentes à reflexão sobre a formação, compõem o corpus de análise, produzidos em articulação com características do estudo de caso, analisados por Análise Textual Discursiva e discutidos sob a alcunha do referencial de Paulo Freire. Os resultados evidenciam a presença dos princípios investigados em práticas que promoveram a vivência e reflexão dos princípios, no sentido de permitir uma compreensão de como estes princípios constituíram o professor investigado. Com a realização do trabalho, percebe-se que a pedagogia freireana contribui para a compreensão da indissociação dos princípios investigados e subsidia a problematização da prática formativa, considerando o processo reflexivo de ensinar-aprender em uma perspectiva interdisciplinar, contextualizada e emancipatória.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da natureza. Pedagogia freireana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Biológicas (2008), mestrado em Educação Ambiental (2010) e doutorado em Educação em Ciências(2015) pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé.

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cruz Alta (1985); especialização em Leitura (UNICRUZ, 1990); especialização em Educação -Supervisão Escolar (UNIJUÍ, 1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora associada na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Coordenadora do curso de especialização lato sensu Neurociência aplicada à Educação (UNIPAMPA/Campus Uruguaiana).

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

FRANCO, R. M.; DE FREITAS, D. P. S.; MELLO, E. M. B. Interdisciplinaridade e contextualização na formação docente em ciências da natureza sob a perspectiva freireana. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a3676. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3676. Acesso em: 28 mar. 2024.