Interdisciplinaridade e contextualização na formação docente em ciências da natureza sob a perspectiva freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3676

Resumo

Resumo: Com este trabalho, objetiva-se investigar evidências dos princípios interdisciplinaridade e contextualização em registros escritos produzidos durante a formação inicial de um professor formado em um curso de Ciências da Natureza. Registros escritos a partir das vivências em práticas educativas, pertinentes à reflexão sobre a formação, compõem o corpus de análise, produzidos em articulação com características do estudo de caso, analisados por Análise Textual Discursiva e discutidos sob a alcunha do referencial de Paulo Freire. Os resultados evidenciam a presença dos princípios investigados em práticas que promoveram a vivência e reflexão dos princípios, no sentido de permitir uma compreensão de como estes princípios constituíram o professor investigado. Com a realização do trabalho, percebe-se que a pedagogia freireana contribui para a compreensão da indissociação dos princípios investigados e subsidia a problematização da prática formativa, considerando o processo reflexivo de ensinar-aprender em uma perspectiva interdisciplinar, contextualizada e emancipatória.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da natureza. Pedagogia freireana.

Biografia do Autor

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Biológicas (2008), mestrado em Educação Ambiental (2010) e doutorado em Educação em Ciências(2015) pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé.

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cruz Alta (1985); especialização em Leitura (UNICRUZ, 1990); especialização em Educação -Supervisão Escolar (UNIJUÍ, 1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora associada na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Coordenadora do curso de especialização lato sensu Neurociência aplicada à Educação (UNIPAMPA/Campus Uruguaiana).

Downloads

Publicado

2020-07-03