Inserção digital na escola: estudo da narrativa histórica do programa UCA em uma comunidade escolar

Autores

  • Eliana Maria do Sacramento Soares Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS
  • Eliana Rela Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3606

Resumo

Resumo: Apresentamos uma pesquisa com base na memória de pais, alunos, professores e gestores sobre os efeitos da inserção digital representada pelo programa UCA. Para tanto desenvolvemos um estudo de caso, gerando dados por meio de grupos focais. As categorias emergentes: narrativa histórica da efetivação do Programa UCA na Escola; mudanças vividas pela comunidade escolar; ações da escola voltadas especialmente às famílias; e aceleração do contato das gerações mais jovens com a tecnologia permitem dizer que as atividades do UCA repercutiram para além da Escola, estendendo-se aos lares dos alunos e possibilitando que seus familiares também participassem do processo de inclusão na cultura digital.

Palavras-chave: Memória. Cultura. Programa UCA. Inserção digital.

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Biografia do Autor

Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul

É coordenadora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu-Mestrado Profissional em História e, docente e
pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade de Caxias do Sul. Doutora
em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Licenciatura Plena em História pela
Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

SOARES, E. M. do S.; RELA, E. Inserção digital na escola: estudo da narrativa histórica do programa UCA em uma comunidade escolar. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n2.a3606. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3606. Acesso em: 20 abr. 2024.