Aprendizagem criativa: a ação pedagógica interdisciplinar de professores dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5923Resumo
Resumo: A Aprendizagem Criativa, constituída por Mitchel Resnick, está alicerçada em quatro pilares: Projetos, Paixão, Pares e Pensar brincando – 4Ps. Este escrito analisa a presença dos pilares da Aprendizagem Criativa em propostas pedagógicas interdisciplinares, criadas por professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, em um sistema de ensino público municipal. Tais proposições foram criadas a partir de um encontro de estudos de formação continuada, que visou inserir a interdisciplinaridade enquanto possibilidade do trabalho pedagógico, de modo que estimulasse a inter-relação entre conhecimentos e pessoas. Assim, o percurso metodológico deste artigo parte de uma abordagem qualitativa, sendo constituído por uma pesquisa exploratória, do tipo documental. Destaca-se que as proposições pedagógicas foram desenvolvidas pelos professores na perspectiva da interdisciplinaridade. No estudo em questão, a análise consistiu em evidenciar em que medida a interdisciplinaridade contempla os pilares da Aprendizagem Criativa. O conceito de Aprendizagem Criativa ainda é recente na educação brasileira, no entanto, promover projetos que instiguem a paixão dos envolvidos, por meio do trabalho coletivo e/ou em pares, que são aportados na ludicidade, são constituições existentes em diversos contextos e espaços escolares. Com isso, conclui-se que, ao criar propostas pedagógicas capazes de envolver a criatividade e a interdisciplinaridade, os professores buscam possibilidades para repensar as suas práticas, como também para superar os desafios do processo de ensino e aprendizagem na atualidade.
Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Interdisciplinaridade. Propostas pedagógicas. Ensino Fundamental. Anos Finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.