Aprendizagem criativa: a ação pedagógica interdisciplinar de professores dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5923

Resumo

Resumo: A Aprendizagem Criativa, constituída por Mitchel Resnick, está alicerçada em quatro pilares: Projetos, Paixão, Pares e Pensar brincando – 4Ps. Este escrito analisa a presença dos pilares da Aprendizagem Criativa em propostas pedagógicas interdisciplinares, criadas por professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, em um sistema de ensino público municipal. Tais proposições foram criadas a partir de um encontro de estudos de formação continuada, que visou inserir a interdisciplinaridade enquanto possibilidade do trabalho pedagógico, de modo que estimulasse a inter-relação entre conhecimentos e pessoas. Assim, o percurso metodológico deste artigo parte de uma abordagem qualitativa, sendo constituído por uma pesquisa exploratória, do tipo documental. Destaca-se que as proposições pedagógicas foram desenvolvidas pelos professores na perspectiva da interdisciplinaridade. No estudo em questão, a análise consistiu em evidenciar em que medida a interdisciplinaridade contempla os pilares da Aprendizagem Criativa. O conceito de Aprendizagem Criativa ainda é recente na educação brasileira, no entanto, promover projetos que instiguem a paixão dos envolvidos, por meio do trabalho coletivo e/ou em pares, que são aportados na ludicidade, são constituições existentes em diversos contextos e espaços escolares. Com isso, conclui-se que, ao criar propostas pedagógicas capazes de envolver a criatividade e a interdisciplinaridade, os professores buscam possibilidades para repensar as suas práticas, como também para superar os desafios do processo de ensino e aprendizagem na atualidade.

Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Interdisciplinaridade. Propostas pedagógicas. Ensino Fundamental. Anos Finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Cezar Waltrick, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI e Especialista em Inovação na Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC . Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - Universidade do Planalto Catarinense - PPGE/UNIPLAC. Professor efetivo do Sistema Municipal de Educação do Município de Lages. Integrante do grupo de pesquisa Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS/UNIPLAC.

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora na UNIPLAC no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, nos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e do Curso de Pedagogia em EaD na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Coordenadora do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS/UNIPLAC.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

WALTRICK, G.; SILVA, M. Aprendizagem criativa: a ação pedagógica interdisciplinar de professores dos anos finais do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5923. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5923. Acesso em: 16 abr. 2024.