A produção oral em língua espanhola na EPT: um estudo bibliográfico no eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a7209

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da revisão bibliográfica realizada com o intuito de identificar os estudos publicados, entre 2017 e 2022, em relação à produção oral em Língua Espanhola na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como foco principal o eixo formativo turismo, hospitalidade e lazer e sua articulação com o mundo do trabalho. O estudo é de natureza básica, com abordagem qualitativa-interpretativa dos dados. As 16 publicações selecionadas foram analisadas e categorizadas em dois grandes grupos: a Língua Espanhola no Contexto do Ensino e a Língua Espanhola no Contexto do Trabalho. O resultado da síntese do conhecimento indica a falta de diálogo entre os estudos sobre a produção oral em Língua Espanhola no que tange ao eixo em pauta e de recursos didáticos para este fim. Concluímos que existe um campo de estudo profícuo para o aprofundamento dessa temática, no intuito de aprimorarmos as reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola na EPT, bem como o desenvolvimento de produtos educacionais, a exemplo das sequências didáticas, que possam potencializar a competência comunicativa oral em espanhol desses estudantes, de forma a articular o contexto do ensino com o do trabalho.

Palavras-chave: Língua Espanhola. Produção Oral. Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelen Rigo, IFRS - Campus Bento Gonçalves

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFSC. Especialização em Educação de Jovens e Adultos na modalidade PROEJA pelo Campus Bento Gonçalves do IFRS (2012). Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola (2023). Assistente de alunos no IFRS – Campus Bento Gonçalves e professora de Língua Espanhola em escolas de idiomas.

Marimar da Silva, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Inglês – Estudos Linguísticos e Literários pela UFSC. Docente e pesquisadora do IFSC – Campus Florianópolis-Continente.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

RIGO, K.; DA SILVA, M. A produção oral em língua espanhola na EPT: um estudo bibliográfico no eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.35819/tear.v13.n1.a7209. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/7209. Acesso em: 14 jul. 2024.