Uso da correlação de imagem digital no ensino de engenharia: aplicação em vigas na resistência ao cisalhamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a7178

Resumo

A engenharia tem experimentado avanços tecnológicos na aquisição, armazenamento, processamento e utilização de dados. Nessa gama de tecnologias, destaca-se a correlação de imagem digital (Digital Image Correlation – DIC), uma técnica óptica que pode analisar estruturalmente a superfície de um elemento ou peça através do processamento de imagens digitais. Ao contrário das técnicas de medição convencionais, a DIC é versátil e econômica, tornando-se uma ferramenta atraente para análise estrutural. Nesse contexto, o presente artigo visa descrever a utilização da DIC com o propósito de aprimorar as aulas práticas de mecânica dos sólidos em instituições de ensino superior de engenharia. A escolha se justifica pela capacidade da DIC em mensurar deslocamentos e deformações em superfícies, contribuindo para uma melhor compreensão do comportamento mecânico dos materiais. Como exemplo, a aplicação da DIC foi demonstrada em um estudo experimental envolvendo vigas de concreto com fibras de aço, sem armadura transversal, possibilitando o acompanhamento da fissura diagonal principal, o que, por sua vez, permite uma análise mais profunda da ruptura dessas vigas. A robustez do método é evidenciada a partir da capacidade resistente ao cisalhamento dessas vigas, calculada com dados obtidos a partir do experimento, e também com dados teóricos. Com os dados específicos e experimentais de cada viga, a resposta da resistência máxima mostrou ser mais precisa em comparação aos valores obtidos por variáveis teóricas. Foi, portanto, possível perceber que a metodologia pode proporcionar uma experiência imersiva aos alunos na aprendizagem teórica e analítica do comportamento dos materiais e estruturas.

Palavras-chave: Correlação de imagem digital (DIC). Engenharia. Ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Col Debella Santos, UEPG

Doutora em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Thomás Lima de Resende, UERJ

Doutor em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor do Departamento de Estruturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ricardo Pieralisi

Doutor em Engenharia da Construção pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC). Professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

COL DEBELLA SANTOS, L.; LIMA DE RESENDE, T.; PIERALISI, R. Uso da correlação de imagem digital no ensino de engenharia: aplicação em vigas na resistência ao cisalhamento. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.35819/tear.v13.n1.a7178. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/7178. Acesso em: 14 jul. 2024.