Revisão sistemática sobre usos e aplicações da metodologia ativa estudo de caso no ensino brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a7174

Resumo

Este artigo objetiva avaliar como a metodologia ativa Estudo de Caso tem sido utilizada para contribuir com os processos de ensino e aprendizagem no contexto do ensino brasileiro. O desenvolvimento da pesquisa consistiu em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) seguindo as etapas: 1. Definição da pergunta; 2. Busca da evidência; 3. Revisão e seleção dos estudos; 4. Análise da qualidade metodológica dos estudos; e 5. Apresentação dos resultados. Os dados foram coletados mediante a realização de três pesquisas nos Periódicos da CAPES, sendo inclusos Web Of Science e Science Direct. Foram utilizadas como palavras-chave: “Estudo de Caso”, “Metodologias Ativas” e “Brasil”; “case-based learningANDActive Methodology”; e “Case StudyANDActive Methodology”. Realizada a triagem dos artigos através da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restou um total de nove artigos, os quais foram analisados por estarem de acordo com o objetivo da presente pesquisa. A análise dos artigos selecionados, considerando a utilização e aplicação da metodologia ativa Estudo de Caso, evidenciou que este ainda se concentra em instituições de ensino superior e em áreas relacionadas à saúde, com apenas dois trabalhos desenvolvidos no ensino básico. Os resultados demonstraram uma satisfação da maioria dos estudantes e docentes participantes das pesquisas no tocante ao desenvolvimento da autoconfiança e da tomada de decisão em suas respectivas áreas de trabalho. 

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Casos. Ensino e aprendizagem. Metodologias Ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Vieira Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de graduação de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Maria Janine Soares Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Física pelo Instituto Federal de Sergipe (2022). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física.

Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga. Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMA/UFS.

Fabiana Silva Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Foraminíferos.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

VIEIRA PAIXÃO, V.; SOARES SANTOS, M. J.; CADUDA DOS SANTOS, S. S.; SILVA VIEIRA, F. Revisão sistemática sobre usos e aplicações da metodologia ativa estudo de caso no ensino brasileiro. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.35819/tear.v13.n1.a7174. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/7174. Acesso em: 14 jul. 2024.