Percepções e satisfação docente acerca de um curso de formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a7173

Resumo

Este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: “Como um curso de formação de professores pode contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional de professores?”. O objetivo do presente estudo é investigar as percepções e satisfação de docentes acerca de um curso de formação continuada de professores. O estudo foi apresenta uma perspectiva explicativa-qualitativa e utiliza o método pesquisa-participante. Aplicou-se um questionário com perguntas acerca da satisfação dos participantes com relação ao conteúdo do curso, ao suporte técnico e pedagógico e suas percepções com relação à contribuição das oficinas para o desenvolvimento profissional e a possíveis temáticas não abordadas. Para análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados foram divididos em seções, as quais apresentam as percepções das participantes com relação às temáticas abordadas, a aplicabilidade e a contribuição profissional no que diz respeito aos conteúdos do curso e a satisfação das professoras acerca da organização da formação. Pode-se constatar satisfação por grande parte das professoras participantes do curso de formação, com relação ao conteúdo abordado e à organização, à assistência e ao apoio oferecidos pelos organizadores do programa. Também houve a apresentação de percepções positivas a respeito da contribuição das temáticas para seu desenvolvimento profissional. Além disso, foi possível apontar a importância de eventos formativos como este, os quais oferecem oportunidades para incentivar os professores a buscar inovação em seus conhecimentos e a aprofundar as práticas pedagógicas já existentes, com vistas ao aprimoramento da atuação docente.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Aprendizagem Ativa. Tecnologias Digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Couto Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências no PPG Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tainá Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Fisioterapia, Unipampa. Mestranda em Educação em Ciências no PPG Educação em Ciências, Unipampa.

Roniere dos Santos Fenner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente no PPG Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente no PPG Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

CORRÊA DA SILVA, R. C.; FERNANDES, T.; DOS SANTOS FENNER, R.; FONTOURA TEIXEIRA, M. do R. Percepções e satisfação docente acerca de um curso de formação continuada de professores. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.35819/tear.v13.n1.a7173. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/7173. Acesso em: 14 jul. 2024.