Desenvolvimento profissional em um programa de pós-graduação em Educação em Ciências: elementos emergentes das representações sociais de discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a7172

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação qualitativa exploratória sobre o contexto de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências, a partir das representações sociais dos discentes acerca de temas relacionados ao desenvolvimento profissional na docência em Ciências da Natureza. Foi realizada a coleta de dados via questionário e a interpretação destes ocorreu por meio de análise de conteúdo. O grupo investigado, constituído por estudantes de pós-graduação diplomados em cursos de licenciatura, mostrou convergência com fundamentos das abordagens construtivista, ciência-tecnologia-sociedade e sociocultural, incluindo tópicos atrelados às estratégias didáticas, tendências pedagógicas e avaliação da aprendizagem. Os participantes também evocaram diferentes racionalidades quando perguntados sobre a formação docente. A identificação das representações sociais e a conscientização dos sujeitos acerca desses temas foram consideradas como procedimentos que podem ajudar os estudantes a construírem pensamentos sobre as realidades com as quais interagem e os referenciais pedagógicos pelos quais se orientam, as qualidades docentes que pretendem constituir e a natureza da formação a partir da qual intencionam desenvolver-se. Infere-se que os programas de pós-graduação, além de serem espaços formativos capazes de propiciar a elaboração e a realização de projetos de pesquisa científica, também podem estimular a construção de projetos de desenvolvimento profissional de seus estudantes, ao se apresentarem como lócus de discussão sobre os meios, os fins e os contextos atrelados ao trabalho do magistério.

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Representações. Educação em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação  e professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Felipe Augusto de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciando em Química (UFRGS). Bolsista de iniciação científica (2023).

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

FONSECA, C. V.; OLIVEIRA, F. A. de. Desenvolvimento profissional em um programa de pós-graduação em Educação em Ciências: elementos emergentes das representações sociais de discentes. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.35819/tear.v13.n1.a7172. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/7172. Acesso em: 14 jul. 2024.