Alfabetização científica na educação em ciências: mapeamento das teses dos programas de pós-graduação brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a7047Resumo
A Alfabetização Científica (AC) é compreendida como ato político que visa a emancipação e a formação cidadã dos estudantes, proporcionando a estes as habilidades necessárias para exercer seu direito à prática social a partir da mobilização dos conhecimentos científicos. O presente estudo teve como objetivo mapear as teses indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que abordam a Alfabetização Científica com enfoque na Educação em Ciências defendidas entre os anos de 2018 e 2022. Para tanto, se utilizou o método de mapeamento de Biembengut. A análise das teses revelou que a Alfabetização Científica é um tema emergente na literatura científica brasileira, com um número crescente de pesquisas em desenvolvimento. As instituições gaúchas se destacam na produção de conhecimento sobre o tema e a Biologia é a área de conhecimento mais presente nos estudos, seguida pela área da Saúde e pela Física. A pesquisa de campo é o método de pesquisa mais utilizado, e os alunos são o maior objeto de estudo. O ensino fundamental é o nível de ensino mais analisado, não sendo encontrada nenhuma tese que trate da Alfabetização Científica na educação infantil. Concluiu-se que as temáticas que mais emergem nas teses analisadas são a atuação dos professores sob o prisma da Alfabetização Científica na Educação em Ciências e o comportamento dos alunos diante da Alfabetização Científica. No que diz respeito à atuação dos professores, os autores das teses verificaram que a formação inicial e a carência na oferta de formação continuada em Ciências Naturais impactam na prática docente.
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Letramento Científico.
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