A influência de Bourdieu na produção científica da área de Design e a sua interface com a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a7028

Resumo

 Esta pesquisa buscou mapear e analisar a produção científica da área de Design que faz referência à teoria de Bourdieu, para entender as suas contribuições e identificar se existe uma interface entre esta área e a de Educação. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática contemplando o período de 2000 a 2022 nos Periódicos da área de Design classificados na Plataforma Sucupira nos estratos A1, A2, A3, A4 e B1; nas Teses e Dissertações do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e; nos Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D. O levantamento, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa, contemplou duas teses, 10 dissertações e 62 artigos, que totalizaram 74 pesquisas analisadas. Os resultados mostraram a presença de 44 conceitos distribuídos em 200 referências, sendo Campo, Habitus, Bens simbólicos, Capital Cultural e Gosto os conceitos mais recorrentes nas pesquisas. Os resultados apontaram, também, uma relevante contribuição dos conceitos do autor para o entendimento da área de design, embora o número de publicações tenha sido considerado pequeno para o período estudado. Foi possível confirmar que existe uma interface entre as áreas de educação e design sob influência da obra de Bourdieu, porém, na sua maioria, voltada para o próprio campo do design, ressaltando contribuições direcionadas ao currículo e às novas metodologias. As lacunas estão voltadas, principalmente, para o potencial do design na contribuição do capital cultural dos sujeitos. Observa-se também uma necessidade de aproximação na interface entre as duas áreas: Design e Educação.

Palavras-chave: Design e Bourdieu. Design e Educação. Revisão Sistemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemeire Machado Dias, UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA),

Lynn Rosalina Gama Alves, UFBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.  Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência – IHAC – UFBA e do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

DIAS, J. M.; ROSALINA GAMA ALVES, L. A influência de Bourdieu na produção científica da área de Design e a sua interface com a educação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.35819/tear.v13.n1.a7028. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/7028. Acesso em: 14 jul. 2024.