A importância do programa aluno monitor para a formação integral na educação profissional e tecnológica: uma análise sob a perspectiva dos estudantes que atuaram como monitores no Instituto Federal do Rio de Janeiro/campus Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v13.n1.a6912

Resumo

O presente texto consiste no recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral foi investigar a contribuição do Programa Aluno Monitor para a Formação Integral dos alunos monitores do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Rio de Janeiro. No âmbito dessa pesquisa questionamos como esses alunos compreendem o papel do Programa Aluno Monitor na sua formação. Para o percurso metodológico adotou-se a pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, com questionários semiestruturados para a coleta de dados. Participaram da pesquisa os estudantes em atividade de monitoria entre 2018 e 2022, matriculados no curso Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos. Pelas análises dos resultados verificamos que o programa colabora para o desenvolvimento da consciência crítica acerca do papel do aluno na sociedade. Constatamos que os alunos monitores desenvolvem conhecimento técnico científico, interação social e, principalmente, autonomia. Assim, o Programa Aluno Monitor contribui para a Formação Integral na Educação Profissional Tecnológica. 

Palavras-chave: Programa Aluno Monitor. Ensino Médio Integrado. Formação Integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

RIBEIRO DOS SANTOS, J.; VENTURA DA SILVA DO NASCIMENTO, G. A importância do programa aluno monitor para a formação integral na educação profissional e tecnológica: uma análise sob a perspectiva dos estudantes que atuaram como monitores no Instituto Federal do Rio de Janeiro/campus Rio de Janeiro. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.35819/tear.v13.n1.a6912. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6912. Acesso em: 14 jul. 2024.