Análise descritiva do perfil de alunos evadidos do ensino médio integrado utilizando Power Bi Desktop
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6009Resumo
Evasão escolar é um fenômeno complexo, que embora seja muito debatido, ainda é uma triste realidade nas escolas do Brasil. Este artigo apresenta uma análise descritiva de um conjunto de dados de alunos de Ensino Médio Integrado, por meio do software Power BI Desktop. A partir de uma comparação com dados de todos os alunos, buscou-se investigar o perfil dos alunos evadidos durante o período de 2009 a 2019. Desta forma, o objetivo geral do artigo consistiu em analisar de forma descritiva o conjunto de dados pessoais, socioeconômicos e acadêmicos dos alunos nos cursos de Ensino Médio Integrado do Departamento de Área de Eletroeletrônica (DAEE) do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva. Entre os resultados alcançados destaca-se a importância de análise dos dados acadêmicos nos estudos e pesquisas em evasão escolar.
Palavras-chave: Evasão. Ensino Médio Integrado. Conjunto de Dados.
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