As tecnologias móveis digitais da informação e comunicação presentes na formação inicial docente em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4520Resumo
Resumo: O artigo teve como objetivo central compreender a percepção dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, nas modalidades presencial e à distância, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre a utilização das Tecnologias Móveis Digitais da Informação e Comunicação (TMDIC) enquanto conhecimentos tecnológicos e pedagógicos desenvolvidos em seu processo de formação inicial. Para alcançar esse objetivo, buscou-se também conhecer o perfil relacionado à cultura digital dos licenciandos e investigar como esse público se sente em relação ao letramento digital docente. Corresponde a uma pesquisa de natureza qualitativa e com viés exploratório, da qual participaram três pesquisadores no processo de validação de um questionário, e foi realizado um estudo de caso com 33 (trinta e três) acadêmicos, distribuídos em 11 (onze) na modalidade presencial e 22 (vinte e dois) na Educação a Distância (EaD), sendo a maioria do último período da graduação. Foi constatado que todos os participantes concordaram que as TMDIC contribuem para a aprendizagem dos educandos, desde que sejam utilizadas adequadamente dentro e fora da sala de aula. A maioria dos participantes afirmou possuir níveis satisfatório e avançado de conhecimentos e habilidades sobre a utilização dessas tecnologias em seu cotidiano, apontando, assim, uma interconexão desse público com o ciberespaço. No entanto, 27,3% dos participantes relataram ausência de abordagens tecnológicas durante sua formação devido a uma série de fatores, dentre eles a falta de interesse dos professores e tutores da universidade, bem como a desmotivação da turma e a carência de recursos didáticos e tecnológicos.
Palavras-chave: Cultura digital. Formação docente. Letramento digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.