As tecnologias móveis digitais da informação e comunicação presentes na formação inicial docente em ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4520

Resumo

Resumo: O artigo teve como objetivo central compreender a percepção dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, nas modalidades presencial e à distância, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre a utilização das Tecnologias Móveis Digitais da Informação e Comunicação (TMDIC) enquanto conhecimentos tecnológicos e pedagógicos desenvolvidos em seu processo de formação inicial. Para alcançar esse objetivo, buscou-se também conhecer o perfil relacionado à cultura digital dos licenciandos e investigar como esse público se sente em relação ao letramento digital docente. Corresponde a uma pesquisa de natureza qualitativa e com viés exploratório, da qual participaram três pesquisadores no processo de validação de um questionário, e foi realizado um estudo de caso com 33 (trinta e três) acadêmicos, distribuídos em 11 (onze) na modalidade presencial e 22 (vinte e dois) na Educação a Distância (EaD), sendo a maioria do último período da graduação. Foi constatado que todos os participantes concordaram que as TMDIC contribuem para a aprendizagem dos educandos, desde que sejam utilizadas adequadamente dentro e fora da sala de aula. A maioria dos participantes afirmou possuir níveis satisfatório e avançado de conhecimentos e habilidades sobre a utilização dessas tecnologias em seu cotidiano, apontando, assim, uma interconexão desse público com o ciberespaço. No entanto, 27,3% dos participantes relataram ausência de abordagens tecnológicas durante sua formação devido a uma série de fatores, dentre eles a falta de interesse dos professores e tutores da universidade, bem como a desmotivação da turma e a carência de recursos didáticos e tecnológicos.

Palavras-chave: Cultura digital. Formação docente. Letramento digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe

    Doutorando em Educação  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestre em Ensino de Ciências (PPGECIMA). Bacharel em Enfermagem e Licenciado em Ciências Biológicas

  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

  • Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Mestrando em Educação (PPGED). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital. Especialista em Docência no Ensino Superior. Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

As tecnologias móveis digitais da informação e comunicação presentes na formação inicial docente em ciências biológicas. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4520. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4520.. Acesso em: 10 out. 2024.