Uma breve história da tecnologia na Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Laura Josani Andrade Correa Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
  • Aline Covolo Ravara Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
  • Jussie Sedrez Chaves Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4514

Resumo

Resumo: Este artigo enquadra-se como um registro da história da tecnologia a partir das ciências da educação. Discorre sobre o uso da tecnologia na Escola do Legislativo Catarinense, amparando-se nas intercessões e conexões da literatura, educação e comunicação, atravessadas pela tecnologia. Para tanto, adotam-se os métodos indutivo e descritivo (FURASTÉ, 2012). O mapeamento foi conduzido pelo rastreamento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) a partir das mediações culturais (MARTIN-BARBERO, 2006) apoiadas na cibercultura (LÉVY, 1999) e nas demais correntes originadas dela: a sociedade em rede (CASTELLS, 2008) e a cultura da convergência (JENKINS, 2008). Espera-se que o presente trabalho contribua para o registro da memória sobre a evolução tecnológica da Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e seja disponibilizado como material de consulta para servidores e estudiosos das áreas evidenciadas no decorrer do texto.

Palavras-chave: Educação 1. Tecnologia 2. Alesc 3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Josani Andrade Correa, Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tecnóloga em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Servidora da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Chefe de Pesquisa e Produção do Conhecimento da Escola da ALESC.

Aline Covolo Ravara, Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Servidora da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Chefe de EaD e Qualificação Profissional da Escola da Alesc. Tecnóloga em Gestão Pública, Universidade do Sul da Santa Catarina. Licenciada em Pedagogia, Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais, Faculdade Dom Bosco. Especialista em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com Ênfase no Equilíbrio Emocional pela Faculdade Vicentina em parceria com a Paz & Mente, Cátedra de Paz da UNESCO, Innsbruck e Instituto Santa Barbara.

Jussie Sedrez Chaves, Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Servidor da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Chefe da Comunicação da Escola da Alesc. Tecnólogo em Mídias Digitais, Universidade do Sul da Santa Catarina. Bacharel em Comunicação Social, Universidade Estácio de Sá. Especialista em Gestão de Pessoas, Faculdade Dom Bosco. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político Universidade Estácio de Sá. Mestrando em Estudos da Tradução, Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

ANDRADE CORREA, L. J.; RAVARA, A. C.; CHAVES, J. S. Uma breve história da tecnologia na Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4514. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4514. Acesso em: 19 abr. 2024.