This Land is Mine!: relato de uma experiência gamificada na capacitação de professores em TDIC
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4498Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever um relato de experiência em que uma estratégia gamificada, denominada ‘This Land Is Mine!’, foi adotada na formação de docentes em TDIC. O seu propósito foi demonstrar aos participantes como a gamificação pode ser aplicada em sala de aula (atendendo a suas dinâmicas, mecânicas e componentes) e como as competências da BNCC podem ser abordadas de modo lúdico. No seu desenvolvimento, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para orientar o planejamento da estratégia, além de uma pesquisa-ação, que contou com 12 participantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS vinculados ao Mestrado Profissional em Informática da Educação – MPIE, que tem entre seus propósitos a formação de docentes. Além disso, o estudo ainda incluiu coleta de dados por meio de questionário e avaliação, através de um momento de reflexão, bem como observação do ambiente da prática pedagógica realizada. Como resultados, pode-se perceber que a gamificação, para ser aplicada em sala de aula, deve ser bem planejada, e que, embora várias tecnologias tenham sido utilizadas na experiência, as atividades que foram melhor avaliadas foram as que envolveram criatividade, trabalho em equipe e colaboração.
Palavras-chave: Formação de Professores. TDIC. Gamificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.