O ensino de redes de computadores usando aprendizagem baseada em projetos e a teoria da aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4489Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar como a Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser integrada com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, visando ao ensino de conteúdos da disciplina de redes de computadores. Para o seu desenvolvimento, foram selecionados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa-ação. As atividades vinculadas à pesquisa-ação foram realizadas com 14 estudantes do curso Técnico de Informática subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Veranópolis. Durante essas atividades, os dados foram coletados usando três instrumentos: dois questionários com perguntas fechadas, um na primeira aula para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e o outro após a abordagem pedagógica proposta ter sido conduzida para determinar se houve ou não evolução nos conhecimentos dos estudantes; e um terceiro questionário avaliativo da atividade, com perguntas abertas e fechadas, para identificar aspectos que deveriam ser aprimorados na experiência de aprendizagem. Como resultado percebeu-se que essa integração proposta tem potencial para promoção da aprendizagem, pois contou com a participação ativa dos estudantes nas atividades práticas realizadas em sala de aula. Além disso, os estudantes relataram que a experimentação possibilitou desenvolver a criatividade, a investigação científica e a troca de conhecimento entre os pares. Por último, foi possível concluir que, com planejamento adequado, professores podem utilizar Aprendizagem Baseada em Projetos para promover aprendizagem significativa na área das redes de computadores.
Palavras-chave: Ensino de Redes de Computadores. Aprendizagem significativa. Aprendizagem baseada em projetos.
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