Controvérsias sociocientíficas no desenvolvimento do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente Nos cursos de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4481

Resumo

Resumo: As controvérsias sociocientíficas constituem o cotidiano das instituições de ensino, desafiando o professor, em formação continuada, a articular seus conhecimentos de modo interdisciplinar. O artigo tem por objetivo reconhecer as controvérsias sociocientíficas que mobilizaram o desenvolvimento das concepções de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), significadas pelos graduandos de diferentes cursos, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), e a evolução da compreensão conceitual do tema em um semestre de graduação. A metodologia utilizada foi a abordagem microgenética, na matriz histórico-cultural, de episódios oriundos de um estudo de caso do tipo observação participante. Como resultados, identificamos indícios de evolução da compreensão conceitual dos estudantes sobre CTSA, meio ambiente, sustentabilidade e ecologia, na relação com as expectativas da formação profissional.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Desenvolvimento profissional. Controvérsias sociocientíficas.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Desenvolvimento profissional. Controvérsias sociocientíficas.

Biografia do Autor

Raquel Weyh Dattein, Unijuí

Doutoranda e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e professora da rede pública do Rio Grande do Sul.

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Unijuí

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997).
Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental e em saúde e biodiversidade.

Downloads

Publicado

2020-12-08