Controvérsias sociocientíficas no desenvolvimento do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente Nos cursos de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4481Resumo
Resumo: As controvérsias sociocientíficas constituem o cotidiano das instituições de ensino, desafiando o professor, em formação continuada, a articular seus conhecimentos de modo interdisciplinar. O artigo tem por objetivo reconhecer as controvérsias sociocientíficas que mobilizaram o desenvolvimento das concepções de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), significadas pelos graduandos de diferentes cursos, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), e a evolução da compreensão conceitual do tema em um semestre de graduação. A metodologia utilizada foi a abordagem microgenética, na matriz histórico-cultural, de episódios oriundos de um estudo de caso do tipo observação participante. Como resultados, identificamos indícios de evolução da compreensão conceitual dos estudantes sobre CTSA, meio ambiente, sustentabilidade e ecologia, na relação com as expectativas da formação profissional.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Desenvolvimento profissional. Controvérsias sociocientíficas.
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