Produção de vídeos: uma intervenção pedagógica no ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4466Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica realizada com treze estudantes que concluíram o curso de espanhol do Centro de Línguas de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Essa intervenção ocorreu por meio de um curso de extensão que visou investigar de que maneira a produção de vídeos pode promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua adicional, de modo a torná-lo mais interativo e ativo. Para isso, foi elaborada e aplicada uma WebQuest para nortear a realização de tarefas propondo a produção de vídeos e o uso de ferramentas digitais como o software Canva e aplicativos de edição de imagens. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi conduzida como uma intervenção pedagógica. Os dados coletados por meio de observação e questionários foram analisados pelo método de análise de conteúdos e evidenciam resultados positivos para a utilização de vídeos como produção na aprendizagem de espanhol como língua adicional.
Palavras-chave: Vídeo como produção. WebQuest. Ensino e aprendizagem de espanhol. Intervenção Pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.