Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza: significados e formas de aplicação na prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4333

Resumo

Resumo: Objetivou-se, neste estudo, desvelar os significados e as formas de utilização das metodologias ativas por professores de Ciências da Natureza em suas práticas docentes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, em seis escolas estaduais de ensino médio e com 18 professores que atuam na área, através de entrevistas semiestruturadas, analisadas com auxílio do software IRAMUTEQ e à luz do referencial teórico-metodológico do pensamento freiriano. Os relatos evidenciaram que alguns professores atribuem significados de metodologias ativas articulados à perspectiva freiriana, utilizando-as em alguns momentos nas suas práticas, como a sala invertida, debates e seminários; porém, outros docentes desconhecem seu significado e permanecem utilizando somente aulas expositivas em suas práticas pedagógicas. Vislumbra-se a necessidade de estímulo e capacitação dos professores quanto ao uso de metodologias ativas que favoreçam a prática educativa transformadora e a aprendizagem mais significativa no campo das Ciências da Natureza.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino de Ciências. Aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diana Clementino de Oliveira Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Educação Especial Inclusiva com Ênfase no atendimento Educacional Especializado- AEE pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

  • Samuel Ilo Fernandes de Amorim Amorim, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

    Professor, Mestre, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC).

  • Karen Cavalcanti Tauceda Tauceda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora, Orientadora, Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Maria Rosilene Cândido Moreira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

    Doutorado em Biotecnologia pela RENORBIO/UFPB. Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza: significados e formas de aplicação na prática docente. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4333. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4333.. Acesso em: 11 nov. 2024.