Controvérsias sociocientíficas e o ensino por investigação: uma estratégia didática para auxiliar no desenvolvimento de habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4308Resumo
Resumo: A compreensão de que a sociedade é cada vez mais influenciada pela Ciência e pela Tecnologia nos faz refletir sobre a importância da formação de cidadãos que sejam capazes de lidar com problemas científicos e tecnológicos. Dessa forma, o Ensino de Ciências da Natureza precisa ser planejado para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para o exercício da cidadania. Buscamos, então, responder à seguinte questão de pesquisa: quais habilidades o alunado precisa desenvolver, ao longo da educação básica, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a BNCC, frente a assuntos que envolvem controvérsias de cunhos sociais e científicos. Decidiu-se, pois, pela via do ensino por investigação, como abordagem didática. Essa pesquisa possui um enfoque qualitativo, quanto ao procedimento, no uso da pesquisa documental. Diante dos dados coletados, foi realizada a análise do conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados evidenciam que a BNCC preza pelo desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de cidadãos capazes de resolver problemas, tomar decisões, fazer escolhas e transformar a sua realidade, a partir do saber científico. E, diante das propostas da BNCC, observou-se uma possibilidade de trabalhar questões polêmicas, de forma interdisciplinar, uma maneira integrada de compreender os desacordos sociocientíficos, em suas diferentes dimensões.
Palavras-chave: Ciências da Natureza. Ensino de Ciências. Propostas curriculares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.