Ensino de química em um curso técnico em Eletrotécnica: percepções e reflexões sobre a integração
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4154Resumo
Resumo: Professores que atuam no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMI) revelam dificuldades para desenvolver propostas didáticas que apresentem a ideia de trabalho como princípio educativo, o que se constitui como fundamento da educação politécnica. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o desenvolvimento de uma proposta didática que visava à integração entre a Química e disciplinas específicas do curso Técnico em Eletrotécnica (TE), ofertado de forma Integrada em uma escola pública federal. Os dados foram obtidos da análise do Projeto Político Pedagógico do Curso, de entrevistas com docentes, de filmagens das aulas de Química, da avaliação das atividades didáticas dos alunos e dos registros da professora. A análise dos dados teve caráter predominantemente qualitativo e os resultados demonstram que a proposta contribuiu para o entendimento do que é o EMI pelos alunos; a sensibilização deles em relação a aspectos sociais e ambientais associados ao exercício da profissão; e a integração de conhecimentos químicos e de outras Ciências aos conhecimentos específicos da profissão de TE. Isso reforçou a necessidade de se ampliar e aprofundar estudos sobre a efetivação da integração nos cursos técnicos de nível médio, no intuito de se superar concepções e práticas simplistas, nas quais a integração se resume a somar ou subordinar conteúdos de diferentes disciplinas.
Palavras-chave: Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Ensino Médio Integrado. Politecnia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.