Docência na educação superior: compreensões das relações de (in)dissociabilidade com a pesquisa e a extensão na atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4053Resumo
Resumo: Nosso objetivo, nesta produção, é compreender alguns desafios da docência na Educação Superior, focando na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a partir do entendimento de que as instituições têm a responsabilidade de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, porém, nem sempre o professor deste nível realiza essas três dimensões em sua atuação. A investigação foi realizada a partir de um questionário respondido por sessenta e nove professores que atuavam na Educação Superior, no ano de 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram organizados pelo ciclo de operações da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados construídos foram problematizados em duas categorias emergentes no corpus textual: a) saberes docentes e constituição profissional e b) práticas institucionais e formação acadêmica e profissional. A análise aponta que a docência é uma atividade complexa e fundamental para a formação humana e profissional. A indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão se constitui como meio e condição para o desenvolvimento de práticas educativas articuladas na contemporaneidade.
Palavras-chave: Constituição profissional docente. Instituições de Educação Superior. Práticas Institucionais.
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