Aproximação das questões sociocientíficas em um instrumento de avaliação escolar em ciências: uma estratégia para identificar vulnerabilidade dos adolescentes às IST/AIDS
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4016Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo está centrado na elaboração de um instrumento de avaliação escolar em ciências, inspirado em questões sociocientíficas (QSC), para identificar níveis de vulnerabilidade às IST/AIDS entre o público adolescente. Mediante uma abordagem qualitativa e com viés exploratório, o instrumento de avaliação desenvolvido neste estudo foi submetido a um processo de validação de conteúdo, por meio da metodologia Delphi. Contou também com a colaboração de um painel de especialistas composto por pesquisadores, professores e profissionais da área da saúde, bem como com a participação de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio, para as etapas de validação semântica e aplicação piloto do questionário. O instrumento desenvolvido e validado corresponde a uma importante e inovadora estratégia para o ensino de ciências.
Palavras-chave: Educação em saúde. Educação sexual. Educação CTSA. Validação de conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.