Aproximação das questões sociocientíficas em um instrumento de avaliação escolar em ciências: uma estratégia para identificar vulnerabilidade dos adolescentes às IST/AIDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4016

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo está centrado na elaboração de um instrumento de avaliação escolar em ciências, inspirado em questões sociocientíficas (QSC), para identificar níveis de vulnerabilidade às IST/AIDS entre o público adolescente. Mediante uma abordagem qualitativa e com viés exploratório, o instrumento de avaliação desenvolvido neste estudo foi submetido a um processo de validação de conteúdo, por meio da metodologia Delphi. Contou também com a colaboração de um painel de especialistas composto por pesquisadores, professores e profissionais da área da saúde, bem como com a participação de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio, para as etapas de validação semântica e aplicação piloto do questionário. O instrumento desenvolvido e validado corresponde a uma importante e inovadora estratégia para o ensino de ciências.

Palavras-chave: Educação em saúde. Educação sexual. Educação CTSA. Validação de conteúdo.

Biografia do Autor

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS); Bacharel em Enfermagem (Faculdade AGES); Licenciado em Ciências Biológicas (Centro Universitário Claretiano); Especialista em Saúde da Família (UFPEL); Especialista em Gestão em Saúde (UNIVASF); Especialista em Ensino de Biologia (UCAM); Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS); Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC/UFS).

Alice Alexandre Pagan, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora associada II, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela UNEMAT (2002); Mestre em Educação, pela UFMT (2004) e Doutora em Educação, área: Ensino de Ciências e Matemática, pela USP (2009).

Downloads

Publicado

2020-07-02