Gamificação e educação: conceituação, estado da arte e agenda de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3636Resumo
Resumo: Os games são uma realidade do mundo atual, fazem parte da vida das pessoas, em especial das crianças e dos jovens. A gamificação enquanto função educativa é um excelente método alternativo para propiciar o ensino-aprendizagem do educando, por ser uma metodologia ativa e motivadora, com resultados positivos em todos os artigos revisados que aplicaram metodologias com gamificação no ambiente escolar. Desta forma, o presente artigo destaca a necessidade de se chegar ao estado da arte da gamificação combinada com a educação. Laboriosamente, o estado da arte foi alcançado com metodologia própria, fundada em três indagações a serem respondidas com auxílio de 22 pesquisas revisadas. As citadas indagações a serem respondidas são: (a) qual a conceituação de gamificação? (b) qual importância de pesquisar a gamificação no contexto educacional? e (c) por que a gamificação deve ser utilizada como recurso didático na educação? O primeiro critério situa o leitor quanto à origem e a conceituação da gamificação. A importância de pesquisar a gamificação indica o que torna o assunto relevante dentro do mundo acadêmico. O último questionamento revela o porquê a gamificação é utilizada como recurso didático na educação. Para atingir o estado da arte na área, foi necessário tirar proveito da seleção de periódicos indexados na forma de artigo da plataforma de diretórios de periódicos CAPES/MEC, acolhendo artigos de qualquer ano e de qualquer idioma. Foi utilizada nas buscas a combinação do termo “gamificação” aos termos “educação” e “ensino”, assim como seus derivados (ex.: ensino-aprendizagem e recurso didático).
Palavras-chave: Gamificação. Educação. Estado da arte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.