Prefixo DOI - IFRS: 10.35819
O Portal de Periódicos do IFRS é uma iniciativa que objetiva a democratização do acesso, a visibilidade, a segurança e o desenvolvimento das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Este trabalho está alinhado aos princípios do Acesso Aberto e utiliza o Open Journal Systems, que é um software desenvolvido para a gestão de publicação periódica eletrônica. Suporte: Diretoria de Tecnologia da Informação do IFRS. Apoio: Departamento de Comunicação e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Chamada Pública IFRS nº 85/2021 – Cadastro de revisores de textos voluntários para os periódicos do IFRS
IFRS abre Chamada Pública que visa compor Banco de Revisores de Texto Voluntários, com profissionais graduados em Letras, para revisão linguística de manuscritos aceitos para publicação pelos periódicos do IFRS. Formulário de Inscrição.
Contato: [email protected]
Revistas
-
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología
#Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología es una publicación científica del Instituto Federal de Educação, Ciência y Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) con colaboración con la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Su propósito es divulgar la producción científica de investigadores brasileños y extranjeros, propiciando un diálogo entre los diferentes campos de la educación, en sus relaciones con la ciencia y la tecnología. Publica artículos, reseñas, relatos de experiencias pedagógicas, entre otras contribuciones académicas, en Portugués, Inglés y Español. Su periocidad es semestral.
ISSN: 2238-8079 | Qualis Capes A3 (lista preliminar 2019)
-
LínguaTec
A REVISTA LÍNGUATEC é um periódico de acesso livre, com publicação semestral, dedicado às questões de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em contextos de ensino tecnológico, de nível médio e superior. Atualmente, a LínguaTec também aceita trabalhos que versem sobre o uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, assim como sobre Ensino de Línguas para Fins Específicos, uma vez que ambas as temáticas estão também estreitamente relacionadas ao ensino técnico-científico e profissionalizante. O periódico tem como missão estabelecer um espaço de interlocução sobre aspectos teóricos e práticos relativos ao ensino de línguas e literaturas nos mais diversos contextos sociais envolvendo a formação tecnológica dos estudantes. A publicação é em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Seu público-alvo são professores e pesquisadores comprometidos com as áreas de interesse apresentadas.
ISSN Eletrônico: 2525-3425 | Qualis B3 -
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
La Revista Eletrônica da Matemática es una revista científica de acceso abierto, cuya misión es compartir investigaciones en las áreas de Educación Matemática y Matemática (Pura o Aplicada), comprometiéndose con la integridad y la ética en todas las etapas del proceso editorial. La revista tiene como objetivo publicar y difundir producciones originales de docentes e investigadores, en dos secciones:
1. Educación Matemática
Artículos que presenten resultados originales, parciales o finales de investigaciones científicas en el área de la Educación Matemática, relacionados con la Enseñanza de las Matemáticas y la Formación Inicial o Continua de Profesores de Matemáticas en los más diversos niveles y modalidades.
2. Matemáticas
Artículos que presenten resultados originales, parciales o finales de investigaciones científicas en el área de Matemática Aplicada, con interfaces en otras Ciencias, en los más diversos contextos, incluidos el técnico y el tecnológico. Y, en el área de Matemática Pura, además de resultados originales, parciales o finales de investigaciones científicas, artículos de divulgación matemática que presenten una nueva perspectiva sobre problemas o temas de Matemática generalmente ausentes en los cursos de Matemática.
Adopta un sistema de envío y publicación de flujo continuo, recibiendo manuscritos en portugués, inglés o español, sin cobrar tarifas de envío, procesamiento o publicación. Al publicar en uno de los idiomas, se invita a los autores a traducir su artículo a un segundo idioma adoptado por la revista. Está alojado en el Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) y cuenta con el apoyo del Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) de IFRS.
ISSN Eletrônico: 2447-2689 | DOI: 10.35819 | Qualis 2017-2020: B1
-
Revista Viver IFRS
A Revista Viver IFRS é um periódico de acesso aberto, que tem como missão a divulgação de relatos de experiência de ações de extensão ou de ações indissociáveis entre extensão, ensino e pesquisa que apresentem, em destaque, a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho na promoção do processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos, visando a promoção socioeconômica, ambiental e cultural sustentável, local e regional.
A revista recebe manuscritos em língua portuguesa e de caráter teórico-prático. Seu público alvo são extensionistas, em especial, estudantes (bolsistas ou voluntários) de ações de extensão. Encontra-se hospedada no Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e está vinculada à Pró-reitoria de Extensão.
ISSN Eletrônico: 2674-6867 | Qualis 2017-2020: B3
-
ScientiaTec
A Revista ScientiaTec, e-ISSN 2318-9584, periódico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, está com chamada aberta para publicação.
A revista ScientiaTec, de natureza científica com ênfase às áreas de educação e ensino, tem por finalidade a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior, e busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil. O periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS (PROPPI).
Criada em 2011 a ScientiaTec é um periódico semestral com a finalidade de publicar textos inéditos com ênfase nas áreas do conhecimento indicadas, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses.
-
Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação
O Publica-IFRS : Boletim de Pesquisa e Inovação é uma publicação técnica que visa divulgar para a comunidade interna e externa, de forma sucinta e objetiva, resultados de pesquisas realizadas, prioritariamente, no IFRS e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em todas as áreas do conhecimento.
ISSN: 2965-4955