Portal de Periódicos do IFRS


O Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma iniciativa que objetiva a democratização do acesso, a visibilidade, a segurança e o desenvolvimento das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Contato: publicacoes@ifrs.edu.br    Suporte: Diretoria de Tecnologia da Informação do IFRS

 
Logo do cabeçalho da página

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia

ISSN 2238-8079 | Qualis B1 (Ensino)

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol. Sua periodicidade é semestral.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

LínguaTec

A LínguaTec, e-ISSN 2525-3425, é um periódico dedicado às questões de ensino-aprendizagem de línguas e literatura em contextos educacionais de formação técnica e/ou tecnológica, de nível médio e superior. Sua missão é estabelecer um espaço de interlocução sobre aspectos teóricos e práticos relativos ao ensino de línguas nos mais diversos contextos sociais envolvendo a formação tecnológica dos estudantes.

O escopo da LínguaTec é, portanto, o campo dos estudos da linguagem, com foco no processo de ensino-aprendizagem de línguas e literatura em contextos educacionais de formação técnica e/ou tecnológica. A revista foi criada com a intenção de estabelecer um espaço de disseminação do conhecimento referente a pesquisas, ações de extensão e práticas de ensino relativas ao ensino de línguas em tal contexto. Esse foco está refletido no nome da revista, o qual busca indicar a articulação entre língua e ensino tecnológico pressuposta pelos trabalhos nela publicados.

A publicação, baseada na avaliação por pares, é semestral e se divide em três seções: (i) artigos acadêmicos; (ii) narrativas de ensino; e (iii) relatos de experiências. Desse modo, cada número da revista é composto por trabalhos cujas bases se encontram no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão. 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Mostra IFTec em Resumos

Mostra IFTec em Resumos (e-ISSN 2446-8568) é uma publicação periódica dos trabalhos da Mostra IFTec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

REMAT: Revista Eletrônica da Matemática

A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN 2447-2689) é um periódico científico de acesso livre, com publicação semestral, que visa publicizar produções originais de pesquisadores em três seções: Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos, Ensino de Matemática e Matemática Pura e/ou Aplicada. A REMAT possui como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Viver IFRS

ISSN 2318-9665
 
A revista Viver IFRS tem como objetivo principal divulgar as ações de extensão realizadas no âmbito da Instituição e de suas comunidades de abrangência, em prol do desenvolvimento social e cultural.

Anualmente são publicados reportagens e relatos de experiência em língua portuguesa de caráter teórico-prático, oriundos das atividades realizadas por servidores e estudantes do IFRS em programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

ScientiaTec

A Revista ScientiaTec, e-ISSN 2318-9584, periódico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, está com chamada aberta para publicação.

A revista ScientiaTec, de natureza científica e multidisciplinar, tem por finalidade a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à Formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior, e busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil. 

ScientiaTec é um periódico semestral criado com a finalidade de publicar textos inéditos nas diversas áreas do conhecimento, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Semex em Resumos

Semex em Resumos ISSN 2447-7176, publica anualmente os anais do Seminário de Extensão (Semex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - um espaço de formação acadêmica e profissional fundamentado na integração dos extensionistas e na socialização de trabalhos oriundos dos programas/projetos de extensão realizados no âmbito das comunidades de abrangência da instituição.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar