As Histórias em Quadrinhos na extensão: o diálogo com as redes municipais de educação e artistas locais
Palavras-chave:
Cultura, Educação, Histórias em quadrinho, Práticas pedagógicas inovadorasResumo
Atualmente, a comunicação entre os indivíduos e a construção de conhecimentos têm se caracterizado por ocorrer por meios imagéticos. o Projeto de Extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos formativos: a articulação entre educação e cultura no fazer pedagógico” tem seu enfoque na história em quadrinhos e na produção audiovisual, linguagens centradas na sequência de imagens para constituir suas narrativas e objetiva desenvolver habilidades e competências para interpretar e produzir conteúdo por meio de imagens em práticas educativas. Neste relato são apresentadas as Oficinas Básicas de Histórias em Quadrinhos realizadas com estudantes das redes municipais de Canoas e Cachoeirinha e a produção da revista em quadrinhos Non sequitur. Estas atividades buscam fomentar o trabalho com Histórias em Quadrinhos como ferramenta para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem que promovam competências cognitivas e psicossociais, a criatividade e a autoestima dos participantes. O Projeto indica caminhos para uma significativa articulação entre ensino, pesquisa e extensão e contribui na consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.