Projeto oficinas permanentes de cultura: um lugar para a formação integral na educação profisional
Resumo
Com a implantação dos Institutos Federais, a Educação Profissional e
Tecnológica (EPT) passa por um intenso processo de reestruturação,
redefinindo sua abrangência e finalidades. Dentro desse movimento, a
percepção sobre a formação profissional se alarga, incorporando novas
dimensões que, muitas vezes, estavam delegadas a um segundo plano,
quando não excluídas dos processos formativos.
Essa ampliação na concepção de formação para o trabalho está vinculada a
uma proposta de educação integrada, unitária e emancipatória e, ao mesmo
tempo, estabelece um efetivo diálogo com as atuais mudanças no mundo do
trabalho, como a incorporação massiva da ciência aos processos produtivos.
Nesse sentido, um novo perfil profissional passa a ser demandado que, além
de sólidos conhecimentos técnicos, requer qualificações em áreas como
comunicação e trabalho em equipe.
Esse artigo tem o objetivo de apresentar o projeto de extensão Oficinas
Permanentes de Cultura que, em sua quarta edição, consolida-se como um
importante vetor para a articulação entre as novas demandas da Educação
Profissional e os cursos em desenvolvimento no Câmpus Canoas do Instituto
Federal do Rio Grande do Sul. O projeto se caracteriza pela oferta de oficinas
em diversas áreas culturais e artísticas para a comunidade acadêmica.
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