Projeto oficinas permanentes de cultura: um lugar para a formação integral na educação profisional

Autores

  • Romir de Oliveira Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Campus Canoas, RS, Brasil.

Resumo

Com a implantação dos Institutos Federais, a Educação Profissional e

Tecnológica (EPT) passa por um intenso processo de reestruturação,

redefinindo sua abrangência e finalidades. Dentro desse movimento, a

percepção sobre a formação profissional se alarga, incorporando novas

dimensões que, muitas vezes, estavam delegadas a um segundo plano,

quando não excluídas dos processos formativos.

Essa ampliação na concepção de formação para o trabalho está vinculada a

uma proposta de educação integrada, unitária e emancipatória e, ao mesmo

tempo, estabelece um efetivo diálogo com as atuais mudanças no mundo do

trabalho, como a incorporação massiva da ciência aos processos produtivos.

Nesse sentido, um novo perfil profissional passa a ser demandado que, além

de sólidos conhecimentos técnicos, requer qualificações em áreas como

comunicação e trabalho em equipe.

Esse artigo tem o objetivo de apresentar o projeto de extensão Oficinas

Permanentes de Cultura que, em sua quarta edição, consolida-se como um

importante vetor para a articulação entre as novas demandas da Educação

Profissional e os cursos em desenvolvimento no Câmpus Canoas do Instituto

Federal do Rio Grande do Sul. O projeto se caracteriza pela oferta de oficinas

em diversas áreas culturais e artísticas para a comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

  • Romir de Oliveira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Campus Canoas, RS, Brasil.
    Professor do Câmpus Canoas do IFRS e mestre em Educação pela UFRGS.

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

RODRIGUES, Romir de Oliveira. Projeto oficinas permanentes de cultura: um lugar para a formação integral na educação profisional. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 35–38, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1352.. Acesso em: 21 dez. 2024.