As Histórias em Quadrinhos na extensão: o diálogo com as redes municipais de educação e artistas locais

Autores

  • Romir de Oliveira Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas
  • Dulce Maria Mielczarski

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Histórias em quadrinho, Práticas pedagógicas inovadoras

Resumo

Atualmente, a comunicação entre os indivíduos e a construção de conhecimentos têm se caracterizado por ocorrer por meios imagéticos. o Projeto de Extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos formativos: a articulação entre educação e cultura no fazer pedagógico” tem seu enfoque na história em quadrinhos e na produção audiovisual, linguagens centradas na sequência de imagens para constituir suas narrativas e objetiva desenvolver habilidades e competências para interpretar e produzir conteúdo por meio de imagens em práticas educativas. Neste relato são apresentadas as Oficinas Básicas de Histórias em Quadrinhos realizadas com estudantes das redes municipais de Canoas e Cachoeirinha e a produção da revista em quadrinhos Non sequitur. Estas atividades buscam fomentar o trabalho com Histórias em Quadrinhos como ferramenta para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem que promovam competências cognitivas e psicossociais, a criatividade e a autoestima dos participantes. O Projeto indica caminhos para uma significativa articulação entre ensino, pesquisa e extensão e contribui na consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romir de Oliveira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas

Professor de Geografia do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Mestre em educação pela UFRGS, Coordenador do Proeja

Downloads

Publicado

2023-08-22