Educação antirracista em meio à pandemia: um projeto de extensão do Campus Alvorada
Palavras-chave:
Antirracismo, Ensino, Pandemia covid-19Resumo
Este relato trata da experiência obtida com o projeto Tópicos em educação antirracista, ação de extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
– Campus Alvorada, realizada em 2020 e 2021, que forneceu formação a profissionais da educação para a prática educativa antirracista. Ancorados na Lei nº 10.639/2003 e nos Estudos afro-latino-americanos, discutiram-se temas e questões relativas ao racismo e à educação antirracista, a partir da literatura de escritoras negras. O projeto foi realizado em dez encontros online semanais, de duas horas de duração, mediados pelos aplicativos Google Classroom e Google Meet. Justifica-se a ação de extensão pelo fato de a cidade de Alvorada possuir a segunda maior taxa em homicídios de jovens negros do estado do Rio Grande do Sul, violência que muitas vezes começa na escola, quando a mesma expressa o racismo institucional. O projeto contou, em sua primeira edição, com 82 participantes assíduos, sendo 62% formado por pessoas negras, 63% com ensino superior e 71,3% por professores das redes municipal e estadual. Já em 2021, o projeto também teve 82 participantes assíduos, sendo 53,6% formado por pessoas brancas, 58,9% com ensino superior e 66,6% por professores das redes municipal e estadual. Vários profissionais relataram (...)
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.