Educação antirracista em meio à pandemia: um projeto de extensão do Campus Alvorada

Autores

  • Giselle Maria Santos de Araujo IFRS Campus Alvorada
  • Mônica de Souza Chissini IFRS Campus Farroupilha
  • Stephanie Machado Paré IFRS Campus Alvorada
  • Victória Costa Alves Mariano IFRS Campus Alvorada
  • Natália Ceconelo Rodrigues IFRS Campus Alvorada
  • Carlos Henrique Vargas Velasques IFRS Campus Alvorada
  • Emanoella Oneci dos Santos da Silva IFRS Campus Alvorada
  • Matheus Salles Nogueira IFRS Campus Restinga
  • Ketelin Becker Ribeiro IFRS Campus Alvorada
  • Roberta Flores de Andrade IFRS Campus Alvorada
  • Sharlise Benício Rollof IFRS Campus Alvorada
  • Maria Fernanda da Silva Oliveira IFRS Campus Alvorada

Palavras-chave:

Antirracismo, Ensino, Pandemia covid-19

Resumo

Este relato trata da experiência obtida com o projeto Tópicos em educação antirracista, ação de extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Campus Alvorada, realizada em 2020 e 2021, que forneceu formação a profissionais da educação para a prática educativa antirracista. Ancorados na Lei nº 10.639/2003 e nos Estudos afro-latino-americanos, discutiram-se temas e questões relativas ao racismo e à educação antirracista, a partir da literatura de escritoras negras. O projeto foi realizado em dez encontros online semanais, de duas horas de duração, mediados pelos aplicativos Google Classroom e Google Meet. Justifica-se a ação de extensão pelo fato de a cidade de Alvorada possuir a segunda maior taxa em homicídios de jovens negros do estado do Rio Grande do Sul, violência que muitas vezes começa na escola, quando a mesma expressa o racismo institucional. O projeto contou, em sua primeira edição, com 82 participantes assíduos, sendo 62% formado por pessoas negras, 63% com ensino superior e 71,3% por professores das redes municipal e estadual. Já em 2021, o projeto também teve 82 participantes assíduos, sendo 53,6% formado por pessoas brancas, 58,9% com ensino superior e 66,6% por professores das redes municipal e estadual. Vários profissionais relataram (...)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

SANTOS DE ARAUJO, Giselle Maria et al. Educação antirracista em meio à pandemia: um projeto de extensão do Campus Alvorada. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 10, p. 64–69, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5599.. Acesso em: 21 dez. 2024.