Língua e cultura como ferramentas para acolher e integrar (i)migrantes e refugiados
Palavras-chave:
Língua portuguesa, Imigrantes, RefugiadosResumo
Este programa de extensão propôs atividades de acolhimento e integração para imigrantes e refugiados, por meio de ações que promovessem trocas linguísticas e culturais. Tratou-se de uma proposta do IFRS que contou com servidoras dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha e Ibirubá, além de bolsistas selecionados e de uma voluntária. Por conta da pandemia de COVID-19, as seguintes ações foram oferecidas de maneira virtual: curso “Português como Língua de Acolhimento para (I)Migrantes e Refugiados” (PLAC); curso “Português como Língua Adicional em Rede” (PLA em Rede); o projeto de “Rodas de conversa: atravessando fronteiras - imigração, refúgio e arte”; e o projeto “IFIbirubá Acolhe: assessoria linguística (português) para (i)migrantes e refugiados”. Além disso, para atender à Portaria Interministerial nº 623, de 13 de novembro de 2020, uma prova presencial para comprovação de conhecimentos da língua portuguesa para fins de naturalização de estrangeiros foi desenvolvida. Como resultado, um número significativo de imigrantes e refugiados foi atendido, possibilitando a interação entre povos e culturas diversas, bem como a disseminação da língua e da cultura brasileiras. Pretendeu-se, por meio das ações do programa, concentrar esforços para a concepção de uma política institucional de acolhimento e integração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.