Língua e cultura como ferramentas para acolher e integrar (i)migrantes e refugiados

Autores

  • Evandra Miolo Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Júnior de Arruda Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaíne Gabriela Kohler Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariana Carneiro Mendes Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Carina Fior Postingher Balzan Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Schneider Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Minéia Frezza Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Diane Blank Bencke Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleusa Albilia de Almeida Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Fontana Abs da Cruz Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Lucilene Bender de Sousa Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Manuela Damiani Poletti da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Mônica de Souza Chissini Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvani Lopes Lima Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Bugs Gonçalves Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Imigrantes, Refugiados

Resumo

Este programa de extensão propôs atividades de acolhimento e integração para imigrantes e refugiados, por meio de ações que promovessem trocas linguísticas e culturais. Tratou-se de uma proposta do IFRS que contou com servidoras dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha e Ibirubá, além de bolsistas selecionados e de uma voluntária. Por conta da pandemia de COVID-19, as seguintes ações foram oferecidas de maneira virtual: curso “Português como Língua de Acolhimento para (I)Migrantes e Refugiados” (PLAC); curso “Português como Língua Adicional em Rede” (PLA em Rede); o projeto de “Rodas de conversa: atravessando fronteiras - imigração, refúgio e arte”; e o projeto “IFIbirubá Acolhe: assessoria linguística (português) para (i)migrantes e refugiados”. Além disso, para atender à Portaria Interministerial nº 623, de 13 de novembro de 2020, uma prova presencial para comprovação de conhecimentos da língua portuguesa para fins de naturalização de estrangeiros foi desenvolvida. Como resultado, um número significativo de imigrantes e refugiados foi atendido, possibilitando a interação entre povos e culturas diversas, bem como a disseminação da língua e da cultura brasileiras. Pretendeu-se, por meio das ações do programa, concentrar esforços para a concepção de uma política institucional de acolhimento e integração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

MIOLO, Evandra et al. Língua e cultura como ferramentas para acolher e integrar (i)migrantes e refugiados. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 18–21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5705.. Acesso em: 21 dez. 2024.