Autoras negras brasileiras: literatura para ter voz - um projeto de Extensão do Campus Alvorada
Palavras-chave:
Literatura brasileira, Autoria negra, Racismo, Ações afirmativasResumo
O projeto de extensão apresentou-se como ação de extensão literária cultural com o objetivo de dar visibilidade a escritoras brasileiras negras e suas obras, sob a ótica do feminismo negro, e debater questões referentes ao racismo e suas consequências na sociedade brasileira. A partir de leituras escolhidas, discutimos temas e questões relativas à mulher negra e o racismo. A ação proposta foi uma Roda de Leitura quinzenal sobre autoras negras brasileiras, com 20h de duração, seguida de debates e discussões sobre temas diretamente relacionados a questões étnico-raciais e de gênero. Participaram diretamente do projeto trinta pessoas que ampliaram o conhecimento sobre literatura negra feminina e feminismo negro como teoria política e social, o que gerou mudanças na vida prática e profissional dos participantes, como também na prática institucional do campus Alvorada, campus que sempre pautou o debate racial como uma de suas bandeiras e que ampliou essa pauta com os resultados do projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.