Educação Financeira: Uma proposta de organização, reflexão e ação para alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Marsoé Cristina Dahlke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Cibele Luisa Peter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Palavras-chave:

Família, Escola, Planejamento.

Resumo

Informações importantes sobre como lidar com o dinheiro deveriam estar presentes em nossa vida, apresentadas ainda na infância. A escola deveria proporcionar uma ajuda neste aspecto, colaborando com a família, para que a educação financeira aconteça desde os anos iniciais. Saber que não podemos comprar tudo o que queremos, tudo que desejamos, e na hora que queremos, ajuda a desenvolver virtudes, pois temos que entender desde cedo que a felicidade não está somente no ter, mas também no ser. A importância de planejar, prestar atenção nas propagandas e saber se realmente precisamos adquirir tal produto, é fundamental para adquirirmos maturidade, e não comprarmos por impulso. Com essa ação de extensão, pretende-se que as crianças entendam e tenham uma forma diferente de pensar em relação ao ato de gastar, tornando-se assim um adulto com conhecimentos suficientes para se organizar e controlar seus recursos financeiros futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marsoé Cristina Dahlke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Professora de matemática do campus Ibirubá (IFRS), Mestre em Modelagem Matemática, coordenadora da ação.

Cibele Luisa Peter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática - campus Ibirubá (IFRS), voluntária do projeto de extensão educação financeira.

Referências

PERRENOUD, Philippe. Desenvolver COMPETÊNCIAS ou ensinar SABERES? a escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso Editora LTDA., 2013.

AQUINO, Cassia D`. Como falar de dinheiro para seu filho. São Paulo: Saraiva, 2018

AQUINO, Cassia D`. Educação Financeira. Como educar seu filho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

AQUINO, Cassia D`. Educação Financeira. Filhos, dinheiro e valores. Disponível em: http://educacaofinanceira.com.br/index.php/escolas/conteudo/374. Acesso em 02/06/2018

Diário Oficial da União, publicado 28.02.2018. Ed. 40, Seção I, Pg 5-10.Deliberação nº19 de 16 de maio de 2017. Comitê Nacional de Educação Financeira.

Enef- Estratégia de Educação Finaceira- Criada pelo Decreto Federal nº 7397/2010.

Conef- Comite Nacional de educação Financeira.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS