Educação Financeira: Uma proposta de organização, reflexão e ação para alunos do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Família, Escola, Planejamento.Resumo
Informações importantes sobre como lidar com o dinheiro deveriam estar presentes em nossa vida, apresentadas ainda na infância. A escola deveria proporcionar uma ajuda neste aspecto, colaborando com a família, para que a educação financeira aconteça desde os anos iniciais. Saber que não podemos comprar tudo o que queremos, tudo que desejamos, e na hora que queremos, ajuda a desenvolver virtudes, pois temos que entender desde cedo que a felicidade não está somente no ter, mas também no ser. A importância de planejar, prestar atenção nas propagandas e saber se realmente precisamos adquirir tal produto, é fundamental para adquirirmos maturidade, e não comprarmos por impulso. Com essa ação de extensão, pretende-se que as crianças entendam e tenham uma forma diferente de pensar em relação ao ato de gastar, tornando-se assim um adulto com conhecimentos suficientes para se organizar e controlar seus recursos financeiros futuros.Downloads
Referências
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver COMPETÊNCIAS ou ensinar SABERES? a escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso Editora LTDA., 2013.
AQUINO, Cassia D`. Como falar de dinheiro para seu filho. São Paulo: Saraiva, 2018
AQUINO, Cassia D`. Educação Financeira. Como educar seu filho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
AQUINO, Cassia D`. Educação Financeira. Filhos, dinheiro e valores. Disponível em: http://educacaofinanceira.com.br/index.php/escolas/conteudo/374. Acesso em 02/06/2018
Diário Oficial da União, publicado 28.02.2018. Ed. 40, Seção I, Pg 5-10.Deliberação nº19 de 16 de maio de 2017. Comitê Nacional de Educação Financeira.
Enef- Estratégia de Educação Finaceira- Criada pelo Decreto Federal nº 7397/2010.
Conef- Comite Nacional de educação Financeira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.