Experiência pedagógica e jogos matemáticos desenvolvidos em Escolas Públicas de Ensino Fundamental de Ibirubá através do PIBID

Autores

  • RAMONE TRAMONTINI Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Mônica Giacomini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Daniela Prediger Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer
  • Luis Carlos Bervian Escola Estadual de Ensino Fundamental Edmundo Roewer
  • Angélica Reichert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Cibele Luisa Peter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Keila Daniela Garmatz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Liliane Da Nunciação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Maiara Aparecida De Freitas Plentz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Sara Luana Dietrich Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
  • Simone Bohrz Benini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Recurso Pedagógico

Resumo

Pretende-se, neste relato, descrever alguns dos jogos matemáticos desenvolvidos e experiências adquiridas com a participação no subprojeto “Recursos e Práticas Motivadoras e suas Diferentes Formas de Comunicação no Ensino da Matemática”, através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência), apoiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá. Foram desenvolvidas atividades utilizando jogos, como Trilha Algébrica, Dominó das Medidas, Dominó de Ângulos e Banco Imobiliário na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana e no Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer, no período de 2014 a 2017, no Município de Ibirubá-RS, em turmas do 6º, 7º e 8º anos.

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Biografia do Autor

  • RAMONE TRAMONTINI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.

    Professora EBTT na área de Matemática

     

  • Mônica Giacomini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
    Professora EBTT na área de Matemática
  • Daniela Prediger, Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer
    Professora supervisora de escola pública
  • Luis Carlos Bervian, Escola Estadual de Ensino Fundamental Edmundo Roewer
    Professor supervisor de Escola Pública
  • Angélica Reichert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
    Estudante
  • Cibele Luisa Peter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
    Estudante
  • Keila Daniela Garmatz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
    Estudante
  • Liliane Da Nunciação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
    Estudante
  • Maiara Aparecida De Freitas Plentz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
    Estudante
  • Sara Luana Dietrich, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
    Estudante
  • Simone Bohrz Benini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS.
    Estudante

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática de 5ª à 8ª série. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 29 dez. 2017

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Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS