A Cultura Digital e a Tecnologia Digital: um contexto/recurso para o processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Cultura digital, Tecnologia digital, ExtensãoResumo
O artigo é um relato de experiência sobre duas ações de extensão que coordenei em 2013-1 e 2015-2, respectivamente, intituladas: “Ideias e Conceitos sobre Cultura Digital”, no Campus Porto Alegre, e “As tecnologias: um recurso para o ensino-aprendizagem de Línguas”, no Campus Osório.
A primeira ação tinha como objetivo discutir a definição de Cultura Digital com os participantes de mesmo patamar de conhecimento/vivência, em um formato de círculo, despertando, assim, a curiosidade de todos para os efeitos da Cultura Digital, seja na vida pessoal como profissional. Delineou-se o conceito de Cultura Digital até a compreensão da Tecnologia Digital como recurso para um processo de ensino-aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento. Esta ação foi organizada por sete professores, pertencentes a diferentes áreas do conhecimento (Matemática, Informática, Português, Espanhol, Administração) e por uma bolsista da área de Ciências da Natureza e Biologia.
Continue lendo...
Downloads
Referências
BONA, Aline Silva De. Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre, UFRGS, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.