A Cultura Digital e a Tecnologia Digital: um contexto/recurso para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Aline Silva De Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS

Palavras-chave:

Cultura digital, Tecnologia digital, Extensão

Resumo

O artigo é um relato de experiência sobre duas ações de extensão que coordenei em 2013-1 e 2015-2, respectivamente, intituladas: “Ideias e Conceitos sobre Cultura Digital”, no Campus Porto Alegre, e “As tecnologias: um recurso para o ensino-aprendizagem de Línguas”, no Campus Osório.

A primeira ação tinha como objetivo discutir a definição de Cultura Digital com os participantes de mesmo patamar de conhecimento/vivência, em um formato de círculo, despertando, assim, a curiosidade de todos para os efeitos da Cultura Digital, seja na vida pessoal como profissional. Delineou-se o conceito de Cultura Digital até a compreensão da Tecnologia Digital como recurso para um processo de ensino-aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento. Esta ação foi organizada por sete professores, pertencentes a diferentes áreas do conhecimento (Matemática, Informática, Português, Espanhol, Administração) e por uma bolsista da área de Ciências da Natureza e Biologia.

Continue lendo...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva De Bona, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS

Professora de Matemática do IFRS – Campus Osório. Pós-doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Doutora em Informática na Educação.

Referências

BONA, Aline Silva De. Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre, UFRGS, 2012.

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS