As Ciências Humanas no Campus Erechim: perspectivas e desafios
Keywords:
Experiência Formativa, Direitos Humanos, Diálogo, EducaçãoAbstract
O presente relato de experiência apresenta o projeto de extensão Construção e divulgação das Ciências Humanas como área do conhecimento no Campus Erechim em vista da implementação do Ensino Médio Integrado, que está sendo desenvolvido na Região do Alto Uruguai a partir da articulação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) com as escolas municipais e estaduais. Enfatizando a reflexão sobre ética, estética e política, o projeto tem realizado atividades (ad extra) de visitação, presença e formação com alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio, e atividades (ad intra) com a comunidade acadêmica do campus, oportunizando momentos e espaços de reflexão, pesquisa e debate sobre as diversas temáticas prementes ao humano e às suas condições de possibilidade na contemporaneidade, com ênfase nos direitos humanos. O projeto ampliou a presença do IFRS junto à comunidade regional, bem como oportunizou momentos e espaços de diálogo e de experiência formativa no Campus Erechim, sobretudo a partir da realização de mesas-redondas, palestras e webconferências.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Giovane Rodrigues Jardim, Gleci Iria Budrys Lerin, Tainara Biavatti, Carlos Alan de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à Revista Viver IFRS o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.
Última atualização: 10/03/2026. 18:26











